As Nityamas surgiram na Planície
Peloponense, numa povoação de onde os homens saiam em grandes tropas
mercenárias para as guerras, deixando as mulheres para cuidar das casas.
As batalhas cruentas causavam enorme mortandade, e poucos voltavam,
geralmente aleijados ou com graves ferimentos.
Um grupo de moças se reuniu a uma
pitonisa chamada Magdala, Madrinha dos Devas, que trouxera da Índia
poderoso sacerdócio, com muitos conhecimentos esotéricos, tratamentos
com ervas e trabalhos espirituais.
Magdala fora expulsa de uma grande
cidade, onde uma doença desconhecida se alastrou rapidamente, matando
grande parte da população antes que os médicos locais pudessem saber do
que se tratava. Magdala havia conseguido muitas curas, sem nada cobrar
de seus pacientes, o que originou imensas filas diante de sua porta,
gerando ódio das autoridades e médicos, que a expulsaram.
Magdala deu ao grupo de moças o nome de
Nityamas. Elas faziam fogueiras, invocavam espíritos, trabalhando para
proteção dos homens que iam às guerras, e estes, após longa ausência,
retornavam a seus lares sãos e salvos, após as batalhas.
Animadas com a força de Magdala, que
tinha a Voz Direta do Céu, as Nityamas trabalhavam com confiança e o
espírito de guardiãs que possuíam era tão sincero e sublime que
alimentava suas vidas. A fama delas se espalhou e muitas princesas e
fidalgas que estavam solitárias por terem seus companheiros partido para
as guerras, se apresentaram para ser uma Filha de Devas, uma Nityama.
Dentro da tradição cigana, dançavam ao
redor de fogueiras, de onde recebiam energias, liam mãos, profetizavam,
representavam peças, sempre cobrindo seus rostos com véus, que só eram
retirados pelo noivo no momento do casamento.
Eram temidas por toda aquela região,
pois, como Filhas de Devas, tinham poderes para controlar as condições
meteorológicas, invocando deuses, desencadeando tempestades.
Os homens que ficavam na aldeia,
inválidos ou muito jovens para participar de combates, começaram a
ajudar as Nityamas, e receberam sua consagração como Magos, Filhos de
Devas, após desenvolverem sua mediunidade e adquirir poderes
espirituais.
Como as Nityamas tinham dificuldades
materiais, faziam suas roupas com pedaços de tecido colorido, razão pela
qual, no Vale do Amanhecer, suas indumentárias são formadas por nesgas
coloridas.
Como é uma falange destinada às crianças
e adolescentes, a partir dos 12 anos pode ser usada sua indumentária,
mas, até completarem 18 anos, só poderão ficar no Templo até às 20
horas. Nityamas e Magos formam filas magnéticas, fazem corte para os
rituais, imantram o ambiente e acendem a Chama da Vida. Foi consagrada
em 1-5-1974.
As Nityamas Madruxas foram
instituídas em 1981, após o casamento da Primeira Nityama Ana Maria,
ninfa do Adjunto Adejã, Mestre Fróes, 2º Filho de Devas, que foi a
primeira Madruxa consagrada. Passa a Madruxa a Nityama que se casa.
Madruxa é a madrinha das Nityamas.
Nityamas e Magos são classificados na
Falange Sublimação. O Adjunto de Apoio das Nityamas é o Adjunto Alássio,
Mestre Moraes, sendo seus prefixos Isis e Isis-Ra.
Visando dirimir dúvidas e adequar o
ingresso e a participação das ninfas nas falanges, bem como as suas
atribuições, os Trinos Presidentes Triada, em reunião realizada com os
Mestres Devas (Alufã, Adejã e Umaray), no dia 3.10.98, decidiram que a
partir desta data deveriam ser observados os seguintes procedimentos
(Orientações às Falanges Missionárias N.º 1):
1. Fica limitada a 12 anos a idade
mínima e a 18 anos a idade máxima para os jovens ingressarem nas
falanges de Nityamas/Nityamas Madruxas, Gregas, Mayas, Magos e Príncipes
Mayas. Os referidos mestres e ninfas poderão pertencer às respectivas
falanges por tempo indeterminado, ou seja, não haverá idade limite para
deixarem as suas falanges. A partir dos 16 anos de idade, o jovem que
não desejar participar de uma das falanges citadas poderá escolher outra
falange missionária de sua afinidade;
2. A ninfa que desejar ser uma Nityama
Madruxa deverá ser casada ou ter condição equiparada. Não haverá limite
máximo de idade para o ingresso das Nityamas Madruxas, desde que sejam
vindas das Nityamas;
3. A emissão reduzida (provisória)
deverá ser utilizada pelas Nityamas, Gregas, Mayas, Magos e Príncipes,
não centuriões, exclusivamente para acender a Chama da Vida no Turigano,
quando da Entrega das Energias. Frisamos que não poderá ser utilizada
nos trabalhos de Abatá, Alabá, Quadrantes, Anodização, Sandays etc.;
4. Nos Trabalhos de Julgamento e Aramê a
corte de Nityamas, Gregas, Mayas, Magos e Príncipes deverá ser liberada
logo após conduzirem a representante da Condessa Natharry ao seu posto.
Não deverão permanecer no Turigano até a incorporação de Pai João de
Enoque ou o término do Aramê. Após apagarem a Chama da Vida, o Mago e a
Nityama escalados deverão ser liberados;
(...)
8. A ninfa somente deverá participar de
uma falange missionária quando receber a sua Consagração de Centúria,
com exceção do ingresso nas falanges de Nityamas, Gregas, Mayas, Magos e
Príncipes. Contudo, se desejar, está liberada a fazer a sua consagração
com a indumentária da falange;
(...)
10. Na Consagração de Falange
Missionária, no Dia do Doutrinador (1º de Maio), nas cortes da
Consagração dos Adjuntos, somente poderão participar as missionárias(os)
com as suas respectivas indumentárias. Não deverão participar de
uniforme de Jaguar, branco ou qualquer outra indumentária;
(...)
15. A partir desta data, a emissão de
todas as missionárias(os) deverá ser entregue pelo Castelo dos Devas,
com a apresentação, por escrito, da Primeira ou Primeiro da falange,
conforme modelo padronizado pelos Devas, exceto as emissões das ninfas e
mestres das falanges de Nityama, Grega, Maya, Mago e Príncipe, não
Centuriões, as quais devem ser entregues pela Primeira ou Primeiro após
uma avaliação para acender a Chama da Vida.
CANTOS DAS NITYAMAS:
1. NITYAMAS:
Ó, JESUS, EU SOU A NITYAMA DO LENHO E DAS PAIXÕES.
FIZ MIL CHAMAS, SUBI E CHEGUEI ATÉ OS DEVAS.
RECEBI SUAS BENÇÃOS E ROGUEI, DE JOELHOS, PELOS MEUS AMORES.
JESUS, AQUI ESTOU PARA TE ENCONTRAR!
SOU EU QUEM CANTA, ABRINDO OS CAMINHOS DO MEU MESTRE JAGUAR.
ESTOU A MANIPULAR AS FORÇAS COM TERNURA,
ATÉ QUE MEU MESTRE, MAGO DESTE AMANHECER,
QUE JUNTOS ACENDEMOS A CHAMA DA VIDA,
ILUMINANDO OS CAMINHOS DOS MESTRES QUE DESCEM DO REINO CENTRAL,
DE SUAS JORNADAS, E PASSAM POR AQUI, VINDOS CARREGADOS DE ENERGIAS.
Ó, JESUS! Ó, MEU PAI SETA BRANCA! Ó, SIMIROMBA DE DEUS!
PARTIREI SEMPRE COM - O -// EM CRISTO JESUS. SALVE DEUS!
2. MADRUXA:
Ó, DEUS APOLO UNIFICADO EM CRISTO JESUS!
REVISTAI AQUI O TEU POVO QUE, NA FORÇA ABSOLUTA DE SIMIROMBA, NOSSO PAI,
PREPARA O ESPÍRITO ESPARTANO NA FIGURA DO MESTRE JAGUAR.
NA FORÇA DESTE TURIGANO, QUE SIGAM TODOS,
TODOS PROTEGIDOS DE QUALQUER CORRENTE NEGATIVA,
E QUE SOMENTE O AMOR ENCONTRE ACESSO EM TODO NOSSO SER.
E PARA QUE NOVAS FORÇAS VENHAM VIBRAR, PEÇO A PRESENÇA DA GUIA MISSIONÁRIA,
NA FORÇA ABSOLUTA DA PRIMEIRA GUIA MISSIONÁRIA ARAGANA VERDE ISIS.
ASSIM, CONFIANTE, JESUS QUERIDO, SIGO COM -0-// EM CRISTO JESUS. SALVE DEUS!
-
“As Nityamas viviam em um pequeno povoado de onde os homens mercenários, guerreiros, partiam e as deixavam sozinhas. Elas tinham a devoção com o Devas, Deus das Nuvens, e por isso se chamavam Nityamas - o mesmo que Filhas de Devas. Faziam grandes fogueiras e chamavam a chuva. Diziam que sua praga ou agouro pegava como o Mal ou como o Bem.” (Tia Neiva, s/d)
Olá, Salve Deus. Será que podem entrar em contato para que seja corrigido um gravíssimo engano no texto? Não existe Canto da Madruxa. O canto que fala "Oh Deus Apolo..." é o canto que a Nityama faz quando está no trabalho de Turigano. Fico aguardando. Obrigada. Beth Regente Nityama.
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